Blog

O Marketing Digital para MEI e Pequenas Empresas

O marketing digital é mais importante do que nunca para as MEIs e pequenas empresas. Atualmete, mais da metade da população mundial está online, ou seja, o seu público alvo está todos os dias online, procurando produtos e serviços.
Com mais dados e ofertas, as decisões de compra se tornaram mais herméticas, os clientes hoje buscam informações do objeto ou serviço de interesse tanto online quanto off-line.
É por isso que o micro e pequenos empresários têm cada vez mais que entenderem sobre o marketing digital, ter sua empresa online é questão de sobrevivência no mercado atual.
Conheça aqui alguns dos canais mais utilizados no Marketing Digital.

Marketing Pago:

Anúncios em Mídias Sociais

Atualmente, mais de 80% dos usuários da internet possuem e são usuários ativos das mídias sociais. Facebook, Instagram, Linkedin são gigantes nesse mercado.
Se quiser iniciar o marketing nas mídias sociais, comece pelo maior: O Facebook, que também é integrado ao Instagram.
Existem diversos tipos de anúncios que podem ser mostrados no Facebook e Instagram, os principais são no feed de notícias. O feed é um local extremamente estratégico, pois é o recurso mais visitado nas redes sociais.
O Facebook está investindo pesado na sua plataforma de anúncios, para que os anunciantes acertem em cheio o público alvo, cada vez mais há novos recursos de funil e direcionamento de campanhas, de acordo com o comportamento e interesse.

Anúncios de Pesquisa

Se você utiliza a internet, está acostumado com as pesquisas do Google, que é o mecanismo de pesquisa mais utilizado no mundo.
Marketing em mecanismos de pesquisa, significa, basicamente, posicionar o seu núncio nas principais páginas e localizações dos resultados de pesquisa em comparação com os resultados de pesquisas orgânicos.
Este é uma das mais significativas ferramentas do marketing digital, pois é basicamente o cliente que procura exatamente o que você oferece.
Por exemplo, um potencial cliente procura por “arquiteto na cidade” ou apenas “arquiteto”. Se você é arquiteto e divulga um anúncio de pesquisa paga, este cliente em potencial pode clicar no seu anúncio, visitar o seu site e contratar os seus serviços.

Marketing Não Pago:

SEO - Otimização para mecanismos de pesquisa

Você não precisa sempre pagar os mecanismos de pesquisa para que o seu site esteja no topo, search engine optimization (SEO), é justamente uma técnica utilizada para o melhor posicionamento de sites nas pesquisas, de modo orgânico.
SEO pode ser complicado e é uma técnica com resultados de médio a longo prazo, comparado com os anúncios pagos . As métricas estão sempre mudando, pois os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estão sempre atualizando. Ainda assim, existem alguns princípios básicos de SEO, que são bastantes simples, como:

- Palavras Chaves:Para que seu site tenha uma posição privilegiada nos resultados de busca orgânica, é necessário prover aos mecanismos de pesquisa e aos usuários o conteúdo mais relevante utilizando palavras chave.
Por exemplo, se você deseja ser listado nas primeiras posições da pesquisa “arquiteto”, seu site mencionar palavras-chaves dos serviços que oferece sempre que puder e quando for apropriado.
Uma ótima estratégia é publicar frequentemente em seu blog: com termos procurados, por seu público alvo, e enfatizando os seus serviços.
Além de tudo, você deve ajudar que os mecanismos de pesquisa saibam que você está ofertando conteúdo relevante, colocando a palavra-chave em partes relevantes do seu site, como a tag title, slug, meta description, subtítulos e outros. Isso é conhecido como SEO na página.

- Backlinks: Outra forma de estratégia não paga é o SEO off page. Que ajuda você a validar a relevância e autoridade de seu site, fazendo com que outros sites plausíveis recomendem o seu site, utilizando os backlinks.
Ou seja, você tem grandes chances de aparecer no topo das pesquisas se outros sites de noticias ou blogs de boa autoridade disporem links do site deles para o seu.

- Mídia Social: Evidentemente, anúncios pagos de mídia social são muito importantes, mas existem modos de adquirir tráfego para seus negócios sem gastar muito.
Criar uma página do Facebook ou Instagram para sua empresa é totalmente gratuito e pode ser um ponto de contato importante entre a empresa e o cliente.
Manter postagens relevantes pode converter os espectadores em seguidores e, eventualmente, em clientes pagantes.
Para empresas B2B, as mídias sociais podem ser aproveitadas para introduzir um toque pessoal e alegre em seus negócios – como, por exemplo, apresentando seus funcionários.
Isso permite que os clientes criem vinculo com a empresa, criando maior fidelidade e confiança.
A beleza do marketing digital é que é um caminho para aumentar a confiança, credibilidade e presença de destaque para pequenas empresas.

Se você quer iniciar a sua presença online, entre em contato com a V+ Ideias, podemos bater um papo, e temos planos ideais tanto para pequenos e médios negócios quanto para os grandes. Que tal crescermos juntos?

A Tecnologia move o Mundo

Steve Jobs

Entre em contato e inicie sua presença online!